quinta-feira, 31 de março de 2011

As três Ecologias

AS TRÊS ECOLOGIAS
Felix Guattari expõe em sua obra “As três ecologias” as profundas mudanças ocorridas na sociedade moderna nos últimos 50 anos, a preocupação pelos aspectos mais humanos que influenciam direta ou indiretamente na deterioração da sociedade e do meio ambiente.
Tive que ler o texto para ficar envergonhada pelo modo como tratamos nosso Planeta, até então todo esse processo de desmatamento e total descaso, passa por nós como se fosse algo natural, e é justamente esse ponto que me faz pensar, tudo já tão naturalizado no ser humano que já não se percebe mais tanta poluição, miséria, ganância.
Uma questão preocupante é o consumo desenfreado, que forma nas pessoas uma personalidade, a “personalidade do consumo”, o desejo é produzido de dentro para fora, porque se pensa que, só vou ser feliz comprando algo, queremos comprar mais e mais, não importa se precisamos ou se é bom ou ruim, o que importa é se estamos felizes, esta ilusão de felicidade que também compramos. Lembro-me bem, quando eu era criança, minha mãe tinha eletrodomésticos, os quais se julgavam serem das melhores marcas, e pode ser que até eram mesmo, eu cresci e estes mesmos eletrodomésticos ainda existem, a questão é: Hoje as coisas são feitas para não durarem, para desvalorizarem rápido, ou seja, para comprarmos outra e mais outra, desvalorizando assim toda a matéria prima, a mão de obra e destruindo as florestas.
Acredito que grande parte do problema do meio ambiente estar como é hoje, é devido à educação da humanidade o desenvolvimento industrial sem parâmetros e os avanços tecnológicos acelerado, este assunto já vem sendo discutido há alguns anos, mas parece que não tem sentido, é como falei, já esta tão natural, toda esta banalização, parece uma tremenda inversão de valores.
Realmente não tem como não se indignar neste Mundo que se deteriora lentamente, esses fenômenos, se não forem remediados, ameaçam a vida do homem no planeta, como vamos viver neste Planeta daqui para frente.

Um comentário: