quinta-feira, 31 de março de 2011

AS TRÊS ECOLOGIAS


         A obra de Félix Guattari  fala sobre as relações dos seres humanos com o meio em que vivem. O autor nos faz pensar a respeito dos dias de hoje, mostrando que a ecologia é muito mais do que preservação do meio ambiente, mas também a preservação e construção de uma sociedade de seres humanos sustentáveis e saudáveis. Também convida-nos a pensar na necessidade de transformação de consciência imediata para que não aconteça um colapso no planeta. Para isso acontecer devemos unificar as três práticas ecológicas: ecosofia ambiental, ecosofia social e ecosofia mental para que possa acontecer transformações no mundo.
       A ecosofia ambiental depende cada vez mais do equilíbrio da ação do homem para com a natureza. Ao longo dos anos, vemos que a devastação das áreas verdes produz total influência na atmosfera. E hoje podemos ver como a natureza esta devolvendo para o homem o que ele faz a ela; através de queimadas, chuvas, terremotos, furacões, tsunamis, ela mostra sua força e devasta tudo o que o homem construiu. Devemos pensar como um país igual ao Japão que diz estar preparado para terremotos e tsunamis acaba sendo devastado pela força de um terremoto e ondas enormes ? O desequilíbrio que esta se produzindo com as queimadas de florestas, a contaminação dos solos, dos mares, é o produtor de tudo isso que estamos vivenciando hoje? Qual nosso papel perante a todas essas transformações globais ?  
          A ecosofia social, por sua vez, complementa a necessidade de recomposição dos objetivos e dos métodos do movimento social nas condições atuais também diz respeito a promoção de um investimento afetivo e em grupos humanos para termos liberdade de expressão e de inovação nas formas de relação com o meio ambiente e com os outros.
        Já a ecologia mental fala sobre a constituição humana e suas relações, ideologias, espiritualidades, que se estão em crise e deveriam ser recriadas. A ecologia mental é o ponto de partida para as demais, pois trata do auto-aperfeiçoamento. Somos do tamanho dos nossos sonhos, mas nossos sonhos são do tamanho daquilo que está em nossa mente, e a mente é infinita. Podemos então, usar o poder que nos é dado pelo conhecimento para transformar o ideal individual em coletivo, tornando-nos responsáveis pela construção de uma sociedade saudável.
        Como falava a letra de uma música de John Lennon “ Talvez você diga que eu sou um sonhador, mas não sou o único, desejo que você um dia se junte a nós, e então o mundo será como um só.acho essa batalha em busca de melhorias para o planeta não deve ser tomada sozinha, pelo contrário, somente quando nos unirmos, quando olharmos para nosso irmão ao lado, no país vizinho, é que poderemos fazer mudanças  no planeta, que até hoje nem pensamos fazer.
         Hoje o mundo pede socorro, clama por paz e tenta aos poucos devolver o equilíbrio a natureza para que não aconteça mais catástrofes como as que estamos vivenciando. Mas acho que essas ações devem ser tomadas em conjunto para  juntos construirmos uma civilização baseada em novos valores, que busque novos paradigmas e acredite que podemos sim fazer mudanças acontecerem neste novo século. 

Imagine

Imagine não existir paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje

Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada pelo que matar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
você se juntará a nós
E o mundo será como um só

Imagine não existir posses
Me pergunto se você consegue
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade de homens
Imagine todas as pessoas
Compartilhando todo o mundo

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo será como um só.

John Lennon






Nenhum comentário:

Postar um comentário